Histórico

Em 28 de janeiro de 1808, o Príncipe Regente D. João autorizou, por meio de Carta Régia, a abertura dos portos às nações amigas. A decisão é considerada um importante passo para a independência do Brasil porque, enquanto as outras colônias só podiam comercializar com os países colonizadores ou metrópole, o Brasil já procedia como nação livre, tendo o direito de exportar "todo e quaisquer gêneros e produções coloniais."

Em 12 de julho de 1808, por Decreto do Príncipe Regente, foram organizados no Brasil os primeiros serviços de Praticagem, prioritariamente nos portos de Salvador, Santos, Rio de Janeiro e Recife. Com isso, a entrada e saída das embarcações passaram a ser realizadas com segurança.

Com a criação da Capitania dos Portos do Estado do Maranhão, em 28 de julho de 1846, surgiu, em 22 de setembro de 1856, uma Associação de Práticos da Barra e Baía São Marcos, com sede no Parque 15 de novembro, 232, Centro de São Luís, sobradinho que ainda conserva no alto um timão em alto relevo. Seu quadro de pessoal era composto por três Práticos, um Praticante, um escrevente e três remadores. Os meios para conduzirem os Práticos aos navios que aportavam na Baía de São Marcos se resumiam a uma baleeira de ferro e uma canoa de madeira.

O fundeadouro do porto de São Luís era localizado no Baluarte do Palácio em frente ao Cais da Sagração rampa Campos Melo, concluído em 1844.

Em 1850 já era sentido o assoreamento do Porto de São Luís, com dificuldades de fundeadouro e locais para a descarga dos navios, o que era feito por meio de alvarengas.

Vários motivos levam à tentativa de mudança do porto de nossa cidade e, assim, desde 1890, começa a ser discutido o porto do Itaqui. Em 1893, as referências sobre Itaqui aparecem na imprensa, com ênfase na localização, na acessibilidade a toda hora, no maior calado, na presença da Ilha do Medo para servir de Atalaia, etc.

Em 1956 iniciam-se as obras de construção do Porto de Itaqui, que foi inaugurado em 1970, juntamente com a Barragem do Bacanga, caminho para o porto. No ano seguinte, o antigo porto de São Luís foi desativado, tendo o Itaqui absorvido todo o movimento marítimo.

Em 1983 ocorreu a inauguração do Terminal Portuário da ALUMAR, com o descarregamento do primeiro navio de bauxita, o "Alamoa", e, em 1986, o Terminal Marítimo da Ponta da Madeira (VALE) iniciou suas operações.

Os desafios da aventura deram lugar à tranquilidade de poder contar com portos modernamente equipados e navios funcionais, que garantem conforto e segurança aos seus usuários. A Praticagem se transformou, estando hoje à altura das melhores e mais confiáveis do País.